O objetivo dos sites de varejo é vender produtos online, obviamente. Sendo assim, o sucesso das campanhas de AdWords desse tipo de cliente acaba dependendo muito da quantidade e do valor das conversões.

Nada impede, no entanto, que os varejistas desenvolvam campanhas de branding para divulgar sua marca. A rede de conteúdo é um excelente meio para isso e agora conta com um novo recurso para controlar a exibição dos anúncios: o inventário acima da dobra.

O que isso significa? Que você pode determinar que seus anúncios apareçam apenas na parte superior da página dos sites da rede de conteúdo, sem que o usuário precise utilizar o mouse para visualizar a parte inferior da página. Para habilitar essa opção, basta seguir os seguintes passos:
  • Selecione a aba ‘Redes’ de uma campanha que esteja configurada para exibir anúncios na rede de conteúdo;- Clique no link ‘Exclusões’ e, em seguida, em ‘Adicionar Exclusões’ e ‘Excluir Categoria’;
  • Selecione o último link da lista, ‘Abaixo da dobra’, conforme a figura abaixo, e clique em ‘Salvar’:

Algumas informações que você deve levar em consideração se decidir exibir seus anúncios acima da dobra:
  • Esse recurso é mais eficiente para campanhas de branding veiculadas por CPM;
  • Implemente o Limite de Frequência para controlar quantas vezes seu anúncio será exibido para cada usuário;
  • Tenha em mente que, ao habilitar esse recurso, a cobertura de sua campanha na rede de conteúdo diminuirá significativamente. Prepare-se para receber um número menor de impressões e cliques.
Agora que você já sabe como fazer, escolha em quais campanhas vale a pena testar essa opção.


Viviane Rozolen, Estrategista de Contas do Google Brasil