Muitos anunciantes têm curiosidade de saber quais são os termos mais buscados nas categorias de varejo. A ferramenta gratuita Google Insights para Pesquisa ajuda a descobrir isso e revela também quais os termos que mais cresceram em buscas nas categorias. Basta acessar a ferramenta e escolher os filtros de região, período e a categoria que deseja analisar. Quando você quiser analisar as pesquisas mais comuns em uma categoria específica, não coloque nenhum termo na caixa de pesquisa da ferramenta. Utilize apenas o filtro da categoria e, se quiser, aplique também um filtro por Estado, de acordo com as indicações abaixo:



Veja no exemplo abaixo as pesquisas mais comuns e as pesquisas crescentes na categoria de Notebooks e Laptops, no Brasil, em 2009:



Outra funcionalidade muito útil é poder incorporar um Gadget com os filtros que você fez a qualquer página ou blog e acompanhar em tempo real os termos mais buscados nos últimos 90 dias. Basta clicar nos links “Incorporar esta tabela” indicados acima e seguir as instruções.

Utilize o Google Insights para Pesquisa para descobrir as tendências de buscas, sazonalidade e aumento na competição. Dessa forma, você terá idéias sobre como trabalhar melhor suas estratégias de campanha e otimizar suas listas de palavras-chave e lances de CPC em função dos termos mais buscados em cada categoria de produtos que você vende.
Obs: para entender melhor as informações que o Google Insights para Pesquisa apresenta, visite este link.


Felipe Ozorio, Analista de Varejo do Google Brasil.