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segunda-feira, 10 de maio de 2010
Funis de pesquisa: entenda o valor real das suas palavras-chave
O Google lançou o relatório de Funis de Pesquisa para auxiliá-los na gestão das palavras-chave de sua conta. Só que, agora, você deve estar se perguntando: afinal, qual o benefício dessa novidade?
Note que as conversões exibidas na sua conta do AdWords contam apenas parte do comportamento de um cliente, uma vez que elas só mostram o último clique que resultou na conversão. Até então, você não sabia o que ocorria nos bastidores. Mas, após uma série de estudos e testes, tivemos uma melhor compreensão do comportamento do seu cliente antes de realizar uma conversão em seu site. Vemos que todas as impressões e todos os cliques que antecederam à conversão têm o seu valor e agora conseguimos mensurar esses dados.
O que são os funis de pesquisa?
Os funis de pesquisa do AdWords constituem um novo conjunto de relatórios para entender o comportamento do seu cliente no Google até o momento da conversão em seu site. São 7 os relatórios disponíveis:
Para ter acesso a esses relatórios, você tem que obrigatoriamente usar o acompanhamento de conversões do AdWords ou importar as metas do Google Analytics. Com esses recursos ativos e corretamente implementados, você deve acessar a seção ‘Conversões’ que está presente na aba de ‘Relatórios’ da sua conta.
Por que esses relatórios são úteis?
Esses relatórios são extremamente benéficos porque permitem que você consiga ver quais palavras-chave foram procuradas e clicadas por um cliente antes da conversão propriamente dita. Você consegue entender quanto tempo – em dias ou horas - transcorreu entre a primeira impressão do seu anúncio no Google e a conversão. Além disso, você tem como ver qual foi o comportamento de um cliente até a transação propriamente dita.
Imagine que você é um lojista online e tem suspeitas sobre como os clientes responderam a uma promoção. Com os relatórios, você pode comparar o tempo médio para a transação antes e depois de uma ação promocional como frete grátis ou descontos.
Outra forma de se utilizar os dados dos funis de pesquisa para interpretar o comportamento do seu cliente é entender os termos buscados em cada momento do processo de decisão de compra. Com esses relatórios, podemos ver que um usuário buscou primeiro por "tênis", depois por "tênis para corrida", e finalmente realizou a compra ao clicar em "tênis marca X para corrida".
Em breve, traremos alguns exemplos práticos e dicas sobre como usar essas dados para melhorar a performance da sua conta.
Caso tenha dúvidas, consulte a nossa Central de Ajuda e participe também do Webinar sobre Funis de Pesquisa, que acontece no dia 13 de maio, às 15h. Inscrições aqui.
Thomas Chi, Estrategista de Contas do Google Brasil
O Google lançou o relatório de Funis de Pesquisa para auxiliá-los na gestão das palavras-chave de sua conta. Só que, agora, você deve estar se perguntando: afinal, qual o benefício dessa novidade?
Note que as conversões exibidas na sua conta do AdWords contam apenas parte do comportamento de um cliente, uma vez que elas só mostram o último clique que resultou na conversão. Até então, você não sabia o que ocorria nos bastidores. Mas, após uma série de estudos e testes, tivemos uma melhor compreensão do comportamento do seu cliente antes de realizar uma conversão em seu site. Vemos que todas as impressões e todos os cliques que antecederam à conversão têm o seu valor e agora conseguimos mensurar esses dados.
O que são os funis de pesquisa?
Os funis de pesquisa do AdWords constituem um novo conjunto de relatórios para entender o comportamento do seu cliente no Google até o momento da conversão em seu site. São 7 os relatórios disponíveis:
- Tamanho do caminho
- Intervalo de tempo
- Análise de primeiro clique
- Análise do último clique
- Principais caminhos
- Conversões assistidas
- Impressões e cliques de assistência
Para ter acesso a esses relatórios, você tem que obrigatoriamente usar o acompanhamento de conversões do AdWords ou importar as metas do Google Analytics. Com esses recursos ativos e corretamente implementados, você deve acessar a seção ‘Conversões’ que está presente na aba de ‘Relatórios’ da sua conta.
Por que esses relatórios são úteis?
Esses relatórios são extremamente benéficos porque permitem que você consiga ver quais palavras-chave foram procuradas e clicadas por um cliente antes da conversão propriamente dita. Você consegue entender quanto tempo – em dias ou horas - transcorreu entre a primeira impressão do seu anúncio no Google e a conversão. Além disso, você tem como ver qual foi o comportamento de um cliente até a transação propriamente dita.
Imagine que você é um lojista online e tem suspeitas sobre como os clientes responderam a uma promoção. Com os relatórios, você pode comparar o tempo médio para a transação antes e depois de uma ação promocional como frete grátis ou descontos.
Outra forma de se utilizar os dados dos funis de pesquisa para interpretar o comportamento do seu cliente é entender os termos buscados em cada momento do processo de decisão de compra. Com esses relatórios, podemos ver que um usuário buscou primeiro por "tênis", depois por "tênis para corrida", e finalmente realizou a compra ao clicar em "tênis marca X para corrida".
Em breve, traremos alguns exemplos práticos e dicas sobre como usar essas dados para melhorar a performance da sua conta.
Caso tenha dúvidas, consulte a nossa Central de Ajuda e participe também do Webinar sobre Funis de Pesquisa, que acontece no dia 13 de maio, às 15h. Inscrições aqui.
Thomas Chi, Estrategista de Contas do Google Brasil
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