Você acha que os seus clientes conhecem bem a sua marca? É provável que muitos realmente conheçam, mas você ficaria surpreso com alguns casos onde o consumidor não só tem pouca intimidade com a sua marca, como também possui um conhecimento superficial do produto que ele deseja comprar. Ou você acha que 100% dos usuários que buscam por Walmart, Electrolux ou Home Theater na internet nunca se confundiram e acabaram buscando por wall mart, eletrolux ou home teacher? Independente se é por distração ou falta de proximidade com a marca ou produto, esse tipo de comportamento acontece a todo instante e por isso é importante que o anunciante pense em adicionar esses tipos de variações também em suas campanhas de links patrocinados.

Você pode muito bem usar a sua criatividade para expandir essa lista com variações da sua marca, mas você poderá encontrar também uma grande ajuda dentro da sua própria conta de Adwords. Se você já possui alguma campanha que tenha qualquer termo que você deseja gerar novas variações, basta visualizar o Relatório de Termos de Pesquisa que fica dentro da aba de palavras-chave da sua conta. Com esse relatório, você descobrirá todas as variações de pesquisa pela sua marca ou produto que ativaram o seu anúncio e que poderão ser interessantes para adicionar à sua conta. Em certas situações será mais interessante adicionar alguns desses termos como palavras-chave negativas, caso você queira evitar aparecer para uma busca ou outra. O Relatório de Termos de Pesquisa é tão importante e interessante que às vezes pode até nos surpreender ao trazer algumas pérolas como not book, pen drayv e boneca barbi.

Na aba de Oportunidades você também poderá usar a Ferramenta de Palavras-Chave para expandir ainda mais a sua lista de termos da sua campanha. Tente usar a ferramenta para gerar variações de palavras digitadas corretamente, assim como os termos com a digitação incorreta. Você irá descobrir também que muitas buscas feitas pelos usuários possuem www ou .com.br no final da sua marca ou produto. Use essas variações do endereço do seu site em suas campanhas também e, se quiser, deixe-as em um grupo exclusivo para elas com um anúncio mais apropriado.

Não se esqueça de que o seu site pode ser um verdadeiro termômetro de como o usuário procura pelos seus produtos. Através da busca interna do seu próprio site, você descobrirá como seus visitantes vêm digitando os nomes dos seus produtos e vai poder, ainda, usar esses termos em suas campanhas online.

Por fim, depois de esgotar todas as possibilidades, pense também nos erros de digitação que os usuários normalmente cometem ao digitar com pressa ou em um teclado com o qual eles não estão acostumados. Normalmente as pessoas “comem” algumas letras, trocam a ordem delas ou acabam escorregando o dedo e apertando a tecla vizinha que não tem nada a ver com a história. Pra você não ficar rachando a cabeça pensando em todas as variações de erros possíveis e impossíveis da sua marca, aqui fica a dica: Você poderá encontrar diversas ferramentas gratuitas na internet que automatizam esse processo de geração de palavras-chave com erros de digitação, também conhecidos por typos. Essas ferramentas se baseiam nas teclas que ficam ao redor de cada letra correta da sua marca e geram as dezenas e até centenas de combinações existentes. O volume de termos gerados chega a ser tão impressionante que às vezes é até bom dar uma filtrada e diminuir a lista antes de adicionar os resultados à sua campanha. Faça uma busca por Keyword Typo Generator e experimente brincar com uma dessas ferramentas usando a sua marca ou seu nome.



Igor Lima, Estrategista de Contas, e Roberta Plut, Gerente de Contas do Google Brasil