Série Termos Institucionais: Permita a comunicação integrada através da Busca.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Usar palavras-chave da sua marca em uma campanha de Links Patrocinados pode ser uma importante forma de trabalhar o posicionamento da sua marca na mente do consumidor e desenvolver a lembrança dela. É importante saber que algumas dessas palavras podem gerar milhares de impressões dos seus anúncios para pessoas interessadas em comprar. E o melhor é que você só irá pagar realmente por esses anúncios se eles receberem algum clique. Ou seja, caso o seu anúncio seja exibido e ninguém clicar, você estará fazendo propaganda sem custo algum para um público propenso ao consumo.
Ter a sua marca bem posicionada nos resultados da busca orgânica é excelente! Mas estar presente apenas no resultado da busca natural não irá garantir agilidade nem flexibilidade à sua comunicação. Por isso, eis mais uma grande oportunidade para explorar os termos da sua marca durante os períodos de sazonalidade. Graças à flexibilidade das campanhas de Links Patrocinados, você pode mudar a sua comunicação a qualquer momento aproveitando melhor a chance de atrair mais clientes. Por exemplo, caso o seu site tenha alguma promoção especial para o dia dos namorados, Natal, carnaval, aniversário da loja ou até mesmo para a Copa do Mundo, você poderá customizar os seus anúncios de links patrocinados de acordo com cada data especial.
Vale comunicar preços ou produtos exclusivos, descontos especiais ou qualquer promoção limitada. Use a sua criatividade! Fazendo uma comunicação de oportunidade que seja mais atraente e relevante para o seu público, certamente você aumentará as chances de conversão e poderá até mesmo aumentar o ticket médio de compras no seu site. Experimente rodar de 2 a 4 anúncios com apelos de comunicação diferentes e depois de algumas semanas descubra com qual deles o seu consumidor mais se identificou. Remova os anúncios de baixa performance e replique a fórmula de sucesso nos demais grupos e campanhas.
Tente sempre manter a sua campanha de links patrocinados sincronizada com as demais campanhas que você faz na Internet e até em veículos offline. Além de manter a unidade da sua comunicação, é muito comum um usuário recorrer a um mecanismo de pesquisa e buscar pela sua marca após ver um banner na internet, ou até mesmo ver o seu anúncio na TV. A pesquisa Three Screen Report feita pela Nielsen no final de 2009 revela que o consumidor norte americano está passando 35% mais tempo na internet enquanto assiste TV do que em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, na mesma hora em que o seu anúncio está aparecendo na televisão, o consumidor não perde tempo para buscar mais informações sobre o seu produto, marca ou promoção que está sendo comunicada. A segunda coisa que as pessoas mais fazem na frente da TV hoje em dia é navegar na Internet.
Um exemplo do impacto direto da mídia offline na internet é a final do último Big Brother Brasil. Perceba no gráfico abaixo tirado do Google Insights para Pesquisa a evolução das buscas na medida que o programa vai chegando perto da grande final. Às vezes, pode ser possível até arriscar quem será o verdadeiro ganhador do programa apenas analisando a popularidade dos finalistas alguns dias antes do resultado. Mexa um pouco com a ferramenta Insights para Pesquisa testando os resultados para a sua marca e cruzando com as de seus concorrentes.
Brinque também com o nome dos seus produtos e tente descobrir sazonalidades que afetam as suas vendas de forma positiva ou negativa e prepare-se melhor para elas. Com esse estudo, você poderá adaptar tanto o seu planejamento de mídia quanto a comunicação das suas campanhas. E boas vendas!
Igor Lima, Estrategista de Contas, e Roberta Plut, Gerente de Contas do Google Brasil
Ter a sua marca bem posicionada nos resultados da busca orgânica é excelente! Mas estar presente apenas no resultado da busca natural não irá garantir agilidade nem flexibilidade à sua comunicação. Por isso, eis mais uma grande oportunidade para explorar os termos da sua marca durante os períodos de sazonalidade. Graças à flexibilidade das campanhas de Links Patrocinados, você pode mudar a sua comunicação a qualquer momento aproveitando melhor a chance de atrair mais clientes. Por exemplo, caso o seu site tenha alguma promoção especial para o dia dos namorados, Natal, carnaval, aniversário da loja ou até mesmo para a Copa do Mundo, você poderá customizar os seus anúncios de links patrocinados de acordo com cada data especial.
Vale comunicar preços ou produtos exclusivos, descontos especiais ou qualquer promoção limitada. Use a sua criatividade! Fazendo uma comunicação de oportunidade que seja mais atraente e relevante para o seu público, certamente você aumentará as chances de conversão e poderá até mesmo aumentar o ticket médio de compras no seu site. Experimente rodar de 2 a 4 anúncios com apelos de comunicação diferentes e depois de algumas semanas descubra com qual deles o seu consumidor mais se identificou. Remova os anúncios de baixa performance e replique a fórmula de sucesso nos demais grupos e campanhas.
Tente sempre manter a sua campanha de links patrocinados sincronizada com as demais campanhas que você faz na Internet e até em veículos offline. Além de manter a unidade da sua comunicação, é muito comum um usuário recorrer a um mecanismo de pesquisa e buscar pela sua marca após ver um banner na internet, ou até mesmo ver o seu anúncio na TV. A pesquisa Three Screen Report feita pela Nielsen no final de 2009 revela que o consumidor norte americano está passando 35% mais tempo na internet enquanto assiste TV do que em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, na mesma hora em que o seu anúncio está aparecendo na televisão, o consumidor não perde tempo para buscar mais informações sobre o seu produto, marca ou promoção que está sendo comunicada. A segunda coisa que as pessoas mais fazem na frente da TV hoje em dia é navegar na Internet.
Um exemplo do impacto direto da mídia offline na internet é a final do último Big Brother Brasil. Perceba no gráfico abaixo tirado do Google Insights para Pesquisa a evolução das buscas na medida que o programa vai chegando perto da grande final. Às vezes, pode ser possível até arriscar quem será o verdadeiro ganhador do programa apenas analisando a popularidade dos finalistas alguns dias antes do resultado. Mexa um pouco com a ferramenta Insights para Pesquisa testando os resultados para a sua marca e cruzando com as de seus concorrentes.
Brinque também com o nome dos seus produtos e tente descobrir sazonalidades que afetam as suas vendas de forma positiva ou negativa e prepare-se melhor para elas. Com esse estudo, você poderá adaptar tanto o seu planejamento de mídia quanto a comunicação das suas campanhas. E boas vendas!

Igor Lima, Estrategista de Contas, e Roberta Plut, Gerente de Contas do Google Brasil
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