Mais uma importante data sazonal do varejo se aproxima. Já é hora de começar a pensar em suas campanhas para o Dia dos Pais!

De acordo com a 21ª edição do relatório WebShoppers, publicado pela e-bit, as cinco maiores datas sazonais do ano (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal) representaram um faturamento de R$ 3,35 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2009. O Dia dos Pais foi responsável por R$ 437 milhões e ficou logo atrás do Dia das Mães, que gerou R$ 440 milhões em vendas. O valor do tíquete médio do período analisado para o Dia dos Pais, de 30/07 a 13/08/2009, foi de R$ 346,00.

Enquanto no Dia das Mães a categoria de produto que se destacou foi a de Eletrodomésticos (14%), no Dia dos Pais o destaque ficou com a categoria de Telefonia/Celulares (6%). Essa preferência por aparelhos celulares se reflete nas buscas realizadas pelos usuários. De acordo com o gráfico abaixo, houve um aumento de 7% nas buscas de palavras relacionadas a aparelhos celulares nas semanas anteriores ao Dia dos Pais em 2009.

Fonte: Dados internos do Google

Se você quer outras sugestões de presentes, outras categorias que também fazem sucesso nessa época são as roupas, calçados, artigos esportivos e relógios e acessórios. As buscas por palavras relacionadas a esses temas tiveram um aumento médio de 10% no período de 1º de julho a 16 de agosto de 2009. Confira no gráfico abaixo:

Fonte: Dados internos do Google

Não perca mais tempo! Se o seu site vende produtos que fazem parte das categorias mencionadas acima, desenvolva suas campanhas com listas de palavras-chave e anúncios focados na data e coloque-as no ar o quanto antes! Conte com a ajuda do nosso site de datas sazonais.



Viviane Rozolen, Estrategista de Contas, e Felipe Ozório, Analista de Varejo do Google Brasil